quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O lugar do Complexo Habitacional Multifamiliar de Interesse Social - JÓQUEI CLUBE DE GOIÁS

Aliando a entrega do Projeto do Conjunto Habitacional, com o concurso da 9° Bienal de Arquitetura de São Paulo, que tinha como objetivo valorizar a criatividade e motivar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo no debate sobre o papel do Arquiteto e Urbanista na construção dos espaços do Homem e da cidadania.
A área de intervenção era de livre escolha do estudante, devendo estar situada na região central da cidade onde se localiza sua instituição de ensino, deverá ter até 10.000m² contínuos e estar interligada ao sistema viário consolidado e à rede regular de transporte público.
Nesta área de intervenção a proposta apresentada deveria contemplar, em seu desenvolvimento, as questões de densidade, mobilidade, socialização e convívio, impacto ambiental, de interação ao tecido urbano e às pré-existências e culturais, assim como aquelas relacionadas à vulnerabilidade social a que está exposta parcela significativa da população urbana. Como programa foi definido:
Programa:
O programa proposto deverá conter obrigatoriamente:
- Habitação permanente e temporária
- Serviços de âmbito local e de âmbito regional
- Comércio de âmbito local e de âmbito regional
- Equipamentos públicos de saúde e educação

A partir disso, escolhemos um terreno no centro da cidade de Goiânia, próximo à um sistema viário consolidado. A partir de várias pesquisas, optamos pelo terreno do Jóquei Clube de Goiás, que se encontra sub-ocupado, com galpões e quadras abandonadas, e parte da área terceirizada para estacionamento e depósito de carros de concessionárias.
Terreno bastante valorizado, que poderia ser bem melhor aproveitado, gerando mais renda e alterando a realidade que devasta a paisagem do local, extremamente marginalizada e abandonada, principalmente nos períodos em que o comércio não funciona. 
O equipamento do Jóquei Clube de Goiás, que foi previsto nos planos urbanos da Cidade de Goiânia, como área de lazer para a sociedade, teve seus anos de ouro, sendo bem apropriado e frequentado. Conhecido como o Aristocrático, era o local em que aconteciam as principais festas, bailes, e recepções de solenidades, no entanto, com o surgimento de novas tipologias de habitações, com áreas de lazer integradas como os condomínios fechados, e a alteração dos costumes da sociedade, o Clube foi aos poucos sendo abandonado e esquecido pela população, culminando no seu fechamento em 2009, atualmente o Clube está aberto para a sociedade em condições precárias de funcionamento.
O edifício do Jóquei Clube de Goiás, é um dos projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha em Goiânia, representante dos princípios da arquitetura modernista, na qual há a exploração dos materiais, como o concreto armado, aço e vidro. Paulo Mendes implanta o edifício criando uma relação singular com o terreno, característica de grande parte de seus projetos. No Jóquei a intenção era que a construção em vários níveis e os grandes vãos, possibilita-se a integração entre o ambientes, permitindo por exemplo, quem estivesse na praça das piscinas, ver o bosque, e o que estava acontecendo na quadra poliesportiva.
Edifício no qual a sua estrutura compõe sua própria plástica, vem nas últimas décadas sendo brutalmente descaracterizado, pela incompreensão do projeto e das idéias do arquiteto. Contribuindo cada vez mais para a sua decadência!
É realmente motivo de tristeza o que vem acometendo esse importante equipamento urbano, que guarda parte da memória da sociedade goiana, fator de construção de uma identidade coletiva, que encontra-se esquecido e abandonado pela sociedade, que perde um de seus mais ricos exemplares da Arquitetura Modernista Brasileira!

Algumas fotos que tirei....














Aqui está o estudo do lugar - 




Nenhum comentário:

Postar um comentário